Paraná

Produção de cevada é estimada em 331,5 mil toneladas no PR

Foto: AEN-PR

Publicado

sobre

Após as ocorrências de geadas registradas em agosto no Paraná, a avaliação da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) é que a cevada foi menos impactada pelo clima, em relação a outras culturas de inverno, como o trigo. 

A expectativa é de que o estado tenha uma produção de 331,5 mil toneladas. Apesar de problemas pontuais, este número está dentro do intervalo de produção da cultura e é 19% maior que a safra de 2023, quando foram obtidas 278 mil toneladas.  

Segundo a Seab, a seca também tem sido menos crítica no Sul do Paraná e o ciclo mais longo da cultura evitou que a maior parte estivesse em fases suscetíveis a perdas durante as geadas. 

O Núcleo Regional de Guarapuava, historicamente maior produtor de cevada, nesta safra semeou a cultura em 28.100 hectares e espera uma colheita de 144.713 toneladas. Nesta semana, 80% das lavouras encontravam-se em boas condições e 20% em situação mediana. A colheita na região ainda não começou.

Já no NR de Ponta Grossa, que nesta safra detém a maior área (35.060 ha), a colheita já iniciou e a expectativa é de 142.693 toneladas. A produção na região de Guarapuava deve ser maior em função da maior produtividade.

*Redação com informações da Seab