Guarapuava

Baitala destaca importância do agro no desenvolvimento de Guarapuava

Foto: Redação

Published

on

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), tem um plano claro para o futuro da cidade e destaca o papel estratégico do agronegócio, infraestrutura e turismo no desenvolvimento do município. Em entrevista, ele apontou caminhos para alavancar a economia, fortalecer o pequeno produtor e explorar o potencial turístico de Guarapuava.

Ligado ao agronegócio, Baitala comentou a importância do setor na economia guarapuavana, mas ressaltou que ainda é necessário incentivar outras atividades agropecuárias, principalmente para o pequeno e médio produtor.

“A indústria da madeira, os cereais, já é muito forte. Guarapuava hoje, precisa ser alavancada, precisa ter uma integração mais forte, pode ser de suíno, pode ser de frango, mas voltada ao pequeno e ao médio produtor. Guarapuava precisa dar uma sustentação maior para o pequeno produtor, trazendo novas oportunidades, novos métodos e oportunidades devido à pequena propriedade rural ser eficiente na sua produção, mantendo o homem no campo. Eu tenho certeza que, trabalhando junto com o governo do estado, com projetos, podemos potencializar o pequeno produtor rural em Guarapuava”, afirmou.

Baitala reconheceu que outras regiões do Paraná, avançaram mais rapidamente no desenvolvimento rural, mas que Guarapuava tem oportunidades únicas para expandir ainda mais. Ele propôs a criação de projetos que incentivem o cultivo de hortifrutigranjeiros e destacou o potencial do município no setor leiteiro e na industrialização de produtos.

“Guarapuava tem clima, água e condições para expandir a produção de HF e leite. Temos que ver quem tem característica e tem, a palavra não é vontade, mas a coragem de entrar no projeto, e mostrar para todos que é viável”, apontou.

Turismo rural

Outra aposta do prefeito eleito é o fortalecimento do turismo rural. Denilson Baitala destacou que Guarapuava possui belezas naturais e produtos de excelência, como cervejas artesanais, vinhos e carnes, que podem ser integrados ao turismo gastronômico. Em janeiro o município recebeu a visita do secretário de estado do Turismo, Marcio Nunes. “Ele ficou encantado com as naturezas, com as belezas naturais que nós temos em Guarapuava. Temos que fazer turismo rural junto com a gastronomia. É um sonho, é um dos projetos que junto com a secretaria de Agricultura e a secretaria de Turismo, nós vamos implantar em Guarapuava”, projetou Baitala.

 

Foto: Secom

 

 

“Guarapuava vive um novo momento político”, afirma Baitala. 

 

 

 

 

 

 

Política

“Saí candidato com apoio total e irrestrito do governador do estado do Paraná, por isso que eu afirmo, hoje, Guarapuava tem as portas abertas com o governador em todas as secretarias e todas as demandas. Temos que aproveitar esse momento e trazer benefícios para a população em várias áreas”, afirmou Denilson Baitala.

Além do governo do Estado, Baitala lembra que construiu outras parcerias para viabilizar recursos para pôr em prática os projetos traçados durante a campanha. Ele conta com o apoio dos deputados federais Rodrigo Estacho (PSD) e Fernando Giacobo (PL) e do deputado estadual Artagão Júnior (PSD), além de toda a bancada do governo do estado do Paraná.

“Temos as portas abertas do governo junto com meus secretários para fazer os projetos e viabilizar para a população de Guarapuava usufruir”, garantiu. O prefeito declarou seu compromisso em trabalhar intensamente pelos próximos quatro anos para transformar o potencial de Guarapuava em realidade. “Sou bairrista, guarapuavano. Temos um potencial enorme e temos que começar a explorar esse potencial, a fazer um alinhamento político, porque com esse alinhamento político, vamos conseguir trazer mais recursos para Guarapuava, dando uma melhor condição de vida para todos os guarapuavanos.”

Escolhas

De acordo com o prefeito, as escolhas dos nomes do secretariado foram baseadas no perfil técnico. “Eu sei que hoje estou em um cargo político, em um cargo público, mas todos os secretários têm que ter um perfil técnico para desenvolver”, disse.

Para a pasta de agricultura o nome escolhido foi Celso Fernando Dias Doliveira, médico veterinário especializado em saúde pública, vigilância sanitária, inspeção de produtos de origem animal, gestão e análise de projetos e gestão pública com ênfase em planejamento e avaliação de políticas sociais. Celso já atuou como extensionista e coordenador do Polo de Pesquisa e Inovação no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e respondia pela gerência regional do IDR Guarapuava.

*Redação

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *