Paraná

Paraná pode colher 291 mil toneladas de cevada

Fotos: AEN-PR

Publicado

sobre

A produção de cevada no Paraná em 2024 pode atingir 291 mil toneladas e superar a obtida em 2023 (278 mil). A informação é do Departamento de Economia Rural (Deral), publicada no Boletim da Conjuntura das Agropecuária paranaense desta semana.

Segundo  o Departamento, este aumento, porém, é condicionado ao tempo nas próximas semanas, e há grande preocupação com o período chuvoso previsto para os próximos 10 dias. Estima-se que até segunda-feira (14) 24% da área de 78 mil hectares havia sido colhida, e nos dias seguintes a movimentação a campo foi intensa para colher áreas que estavam próximas ao ponto de colheita.

Com a região dos Campos Gerais ganhando áreas em detrimento do entorno de Guarapuava, a colheita está mais adiantada, visto que as lavouras nessa última são mais tardias e devem ter sua colheita se estendendo até
dezembro.

Em 2023 as chuvas na colheita, especialmente na região de Guarapuava, castigaram os produtores que viram suas lavouras sendo prejudicadas tanto em termos de produtividade quanto de qualidade, sendo este o fator de desânimo
de muitos produtores com a cultura. Caso se consiga driblar estes problemas este ano, a participação de cevada nacional na produção de malte pode crescer, diferentemente do observado no ano anterior.

*Redação/Seab

Continue Reading
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *