Paraná
Paraná: 26% das lavouras de trigo estão em condições ruins
O Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou mais uma análise da situação das lavouras paranaenses. Os dados estão no boletim de tempo e cultivo desta semana e consideram o período entre 20 e 26 de agosto.
As culturas de inverno, que ainda estão no início de colheita, foram as mais prejudicadas pelo clima nas últimas semanas. As lavouras de trigo, cujas áreas estão sendo avaliadas em relação a perda pelas geadas do dia 13, preocupam ainda mais com a frente fria atual. De acordo com os técnicos do Deral, já se observavam pequenas áreas com espigas esbranquiçadas e com facilidade para serem retiradas do caule, mas basicamente em áreas de baixadas, e há suposições de que a ausência de chuvas até então tenha minimizado os problemas.
Porém, o trigo que estava apresentando um bom desenvolvimento no Sul estava atualmente mais suscetível a perdas e, por isso, as geadas de segunda-feira devem ter um impacto maior do que a anterior.
Em números, apenas 42% das lavouras estão em boas condições, 32% em condição mediana e 26% apresentam situação ruim. A colheita está em 6% da área total.
CEVADA
Conforme o departamento, as lavouras de cevada tiveram algumas áreas parcialmente prejudicadas pelas geadas do dia 13, principalmente nas baixadas, e devem sofrer novos danos com as geadas atuais, devido ao maior número de áreas em fases suscetíveis.
O boletim mostra que apenas 2% da cevada foi colhida até agora e que 72% das lavouras estão em boas condições, 25% tem situação mediana e 2% ruim.
*Redação/ com informações da Seab