Guarapuava
Secretaria de Agricultura realiza audiência pública no Distrito do Guairacá
Na tarde da última sexta-feira (24), no Distrito do Guairacá, foi realizada uma audiência pública que reuniu moradores da localidade rural, agricultores, representantes da secretaria de agricultura , de obras, da Câmara de vereadores e do Instituto Água e Terra (IAT).
Durante a reunião , foram apresentadas as estratégias para possibilitar a pavimentação da estrada que liga a área urbana de Guarapuava ao Salto São Francisco, um dos principais pontos turísticos da região. O secretário municipal de Agricultura, Celso Fernando Dias Doliveira, explicou para a população local como estão sendo feitos os trâmites para a realização da obra. “Foi apresentado todo o projeto dessa pavimentação e para obter a anuência dos moradores da região que devem estar de acordo com este projeto e com os diversos órgãos fizemos um esclarecimento de como essa obra vai funcionar”.
A pavimentação será feita partindo do distrito do Guairacá passando pelo Parque Estadual São Francisco até a divisa com Prudentópolis. A secretária municipal de Obras, Tatiane Nezi, explica como será esse asfalto. “Este é um projeto que contempla quase 17 quilômetros de asfalto em concreto, as vias com largura de 6 metros, terá abertura para o escoamento de água dentro dessa área, para a proteção da própria estrada”.
O investimento em pavimentação, deve facilitar com que pessoas vindas da região e até de outros estados ou países, possam conhecer o Parque São Francisco e outros atrativos turísticos locais, além de fomentar o investimento de moradores em negócios para receber os turistas, trazendo o desenvolvimento econômico local.
O secretário Celso, explica que a obra será realizada em etapas e a primeira delas é o estudo da área. “A parte civil do projeto está sendo elaborada em Curitiba pelo Instituto Ruas, mas já tem toda a questão do levantamento topográfico, dos ensaios que são necessários para a sondagem do terreno em toda a sua extensão já foi feita, essa fase já foi aprovada no conselho municipal de desenvolvimento rural, são vários documentos que compõem o processo, nós estamos praticamente na fase final da elaboração do projeto como um todo para poder viabilizar a assinatura do convênio e a garantia dos recursos pra fazer a obra”.
*Secom Guarapuava com edição