As primeiras estimativas para a safra de inverno no Paraná, divulgadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), apontam uma produção expressiva para as principais culturas do período: trigo e cevada. Entre os destaques, a região de Guarapuava segue como a maior produtora de cevada do país, mesmo após perder área plantada pelo segundo ano consecutivo para a regional de Ponta Grossa.
A cevada, utilizada principalmente pela indústria cervejeira, deve alcançar uma produção estadual de cerca de 414 mil toneladas, em uma área aproximada de 95 mil hectares. A região de Guarapuava, maior produtora do cereal, tem uma colheita estimada em 185 mil toneladas, cultivadas em 37 mil hectares.
Apesar de ainda liderar a produção, Guarapuava vem reduzindo sua área plantada, enquanto a regional de Ponta Grossa segue crescendo. Este ano, a região ponta-grossense ultrapassou novamente a de Guarapuava em área cultivada, com 38 mil hectares, e deve colher 156 mil toneladas de cevada.
Trigo
Na cultura do trigo, o Paraná mantém sua posição de destaque nacional, com uma safra projetada em cerca de 2,9 milhões de toneladas, cultivadas em mais de 912 mil hectares. A regional de Ponta Grossa se consolida como a maior produtora do estado, com uma área plantada de 110 mil hectares e uma produção estimada em 424 mil toneladas.
*Redação com informações da Seab