Paraná
Produtores da região podem semear a soja a partir de amanhã (20)
O vazio sanitário da soja na região de Guarapuava e Irati acaba nesta sexta-feira (20). Para esta safra o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dividiu o Estado em três sub-regiões com datas diferentes para início do vazio e para a semeadura da soja.
Durante o vazio sanitário não é permitido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de que não se torne hospedeira do fungo Phakopsora pachyrhizi. Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, é considerada a principal doença da cultura.
Na Região 1, na qual estão os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral paranaense, não é permitida nenhuma planta de soja no solo entre os dias 21 de junho e 19 de setembro. A semeadura poderá ser feita no período de 20 de setembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025.
SITUAÇÃO ATUAL
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o plantio da soja chegou a 1% dos 5,8 milhões de hectares previstos para a safra 2024/25.
*Redação