Prudentópolis

Morango é o carro-chefe de propriedade em Prudentópolis

Pedro Iaczeszen começou a trabalhar com a fruta há 5 anos e hoje possui 30 mil plantas. O objetivo é plantar mais 11 mil em breve

Published

on

Em 2017 o produtor rural Pedro Iaczeszen, de Prudentópolis, iniciou o cultivo de morango na propriedade localizada na Linha Visconde de Nacar. Hoje ele é responsável por uma das maiores produções da fruta no município, ficando em segundo lugar em relação a quantidade.

“Começamos com a cultura do morango em cultivo protegido semi-hidropônico, com mil plantas, isso em 120 metros quadrados de estufa”, contou Pedro em entrevista ao Boletim AgroRegional. O Sistema semi-hidropônico é usado para dar sustentação à frutíferas, flores e outras culturas, onde o sistema radicular e a parte aérea são mais desenvolvidas.

Cerca de cinco anos depois de investir na fruta, ele tem um número muito superior ao que  começou. “Estamos com 30 mil plantas produzindo e mais 11 mil a ser plantadas nos próximos meses, agora com um pouco mais de 3400 metros quadrados de estufa”, detalhou o fruticultor. Em janeiro ele realizou a poda para reestruturação das plantas e restabelecimento da produção nos meses seguintes. Mas, somente em dezembro foram colhidos em torno de 5 mil quilos da fruta.

Conforme Pedro, o morango é a principal cultura da propriedade, apesar dele trabalhar com outras produções. “Tenho também amora preta com produção anual de em torno de 5 mil quilos, cultivo de 12 hectares de lavoura de grãos, sendo soja, trigo ou feijão, trabalhamos também com apicultura e meliponicultura na propriedade”, comentou.

Para garantir a qualidade da fruta e seguir com uma boa produtividade, o produtor conta com a assistência técnica de um consultor agrônomo, além de já ter participado de cursos do SENAR-PR.

MERCADO

A maior parte da produção do morango é enviada para Cascavel e Curitiba, outra parte é comercializada em Irati, Guarapuava, Ponta Grossa e também destinada à merenda escolar municipal. Sobre os custos da produção, Pedro comenta que no caso dele, que possui colaboradores, varia em torno de 65% do faturamento bruto.

DADOS

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) aponta que em 2021 a fruticultura foi o 11º setor mais rentável economicamente na agropecuária de Prudentópolis, respondendo por 1,7% do Valor Bruto da Produção municipal. No total, foram produzidas 464.985 toneladas de frutas, gerando um valor de R$19.434.962.

No mesmo ano, o morango foi a segunda fruta com maior VBP, ficando atrás somente do maracujá. Conforme a Seab, foram produzidas 700 toneladas e gerado um valor de R$6.391.000,00.

*Redação/Daiara Souza