Paraná
Litro de leite produzido no PR atingiu o seu maior valor no ano
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou na quinta-feira (21) o boletim semanal da conjuntura da agropecuária paranaense. Um dos destaques é a pecuária leiteira.
Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), na média estadual de outubro, a relação de troca de litros de leite/saca de milho atingiu 22,8/1 ante aos 24/1 registrados em outubro de 2023.
Posto na indústria a R$ 2,87, em média, o litro do leite produzido nas propriedades paranaenses atingiu o seu maior valor no ano, em um período em que a tendência costuma ser de preços mais acomodados, devido às dificuldades enfrentadas pelos produtores durante a entressafra de pastagens, a seca que sucedeu o período de inverno e a forte queda nas importações de lácteos a baixo custo do Mercosul ao longo do ano.
Para o produtor, a relação de troca mais favorável do que a registrada no mesmo mês do ano passado, indica um cenário menos calamitoso do que o enfrentado durante 2023. Já para o consumidor a situação é outra:
Seguindo a alta generalizada nos alimentos observada nos últimos meses, o leite longa vida, o mais consumido, hoje custa 35% mais caro do que no mesmo mês de 2023 nas gôndolas dos supermercados paranaenses.
*Seab com edição