Guarapuava
Guarapuava se torna Capital Nacional da Cevada e do Malte
Nesta terça-feira, 3 de setembro, o município de Guarapuava (PR) foi oficializado como a Capital Nacional da Cevada e do Malte. A cidade é referência no país na produção da cevada e só no ano passado, produziu 44,4 mil toneladas. O projeto de lei foi proposto à Comissão da Agricultura (CRA) e aprovado dia 14 de agosto. Após o parecer favorável do senador Sérgio Moro (União-PR), o título foi aprovado e sancionado pelo presidente Lula.
O estado do Paraná é um dos principais responsáveis pela produção da cevada no Brasil. Conforme pesquisas do IBGE, apenas a região de Guarapuava, entre 2012 a 2021, foi equivalente a 20% da produção nacional.
Segundo o autor da proposta, Marco Brasil, a também trará maior facilidade na captação de investimentos nos setores público e privado da região. Outra vantagem está na forma de roteiros turísticos ligados ao setor cervejeiro para a integração das regiões turísticas do Brasil.
Desde 2017 Guarapuava já é considerada a Capital Paranaense da Cevada e do Malte, conforme a Lei Estadual 19.124, de 2017.
Para conferir a lei publicada, clique aqui.
*Redação e assessorias