Paraná
Com 91% da área plantada, trigo tem 79% das lavouras em boas condições no PR
Segundo a Seab, a seca tem dificultado o avanço da semeadura e provocado desuniformidade de germinação
O plantio de trigo chegou a 91% das áreas, a frente do registrado para o mesmo período em 2023, apesar da seca que atinge boa parte do estado e dificulta o avanço da semeadura em algumas áreas. A informação consta no Boletim Semanal da Conjuntura da Agropecuária paranaense.
Nas lavouras plantadas mais antecipadamente, a desuniformidade de germinação já reflete em uma diferença significativa de plantas de uma mesma lavoura apresentando fases diferentes: enquanto parte das plantas já está espigando, outras ainda estão em perfilhamento, o que trará problemas de qualidade quando os grãos forem colhidos.
O percentual de lavouras boas atualmente é de 79% da área, ante 83% na semana passada. Com isso, as lavouras ruins passaram de 3% para 4% e as medianas de 14% para 17%.
Parte dessas lavouras já deve receber menores investimentos a partir de agora. Por outro lado, a manutenção de preços de trigo mais altos, especialmente nesse último mês, tem incentivado a busca de sementes no mercado para plantios antes da finalização da janela. Apesar da baixa disponibilidade de sementes, espera-se uma reavaliação para cima da área estadual a ser ocupada com o trigo nesta safra.
*Seab