A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou no dia 23 de janeiro o Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).
Nele, a Companhia aponta que o movimento preponderante de preços da banana, da maçã e da melancia foi de alta em dezembro de 2024. Já a laranja e o mamão apresentaram queda nos preços na média.
No caso da banana, ocorreu elevação das cotações e queda da oferta. A produção enviada do norte mineiro às Ceasas diminuiu um pouco e aumentou levemente a oriunda de outras regiões. Para a maçã, houve alta dos preços e queda da comercialização. Com os estoques praticamente finalizados (quebra de safra em 2023/24), as cotações foram pressionadas no sentido de alta, mesmo com a presença de demanda estável e da concorrência com as frutas de fim de ano.
Com a melancia, ocorreram oscilações das cotações e queda da comercialização, em parte por causa da demanda estagnada em alguns centros consumidores devido à presença de chuvas e queda das temperaturas, mas também em virtude do fim da oferta originária de Uruana/GO e da não compensação do envio de melancia às Ceasas pelas principais praças produtoras do mês (São Paulo e Bahia).
A laranja, por sua vez, apresentou queda de preços, que ainda estão em níveis elevados, e aumento da comercialização nas Ceasas, especialmente nas praças do Sudeste, que recebem muitas frutas do cinturão citrícola. Para o mamão, ocorreu queda da comercialização nas Ceasas analisadas, porém houve queda das cotações com a redução da demanda.
*Conab com edição