Prudentópolis
Apicultor de Prudentópolis destaca relevância do mel no município
Rafael Woroniuk atua na atividade há 16 anos e trabalha com abelhas com e sem ferrão; para ele o uso de técnicas de manejo contribui para bons profissionais na apicultura
Dentre muitos destaques de Prudentópolis no Paraná e no Brasil, a produção de mel é uma delas. O município concentra uma grande quantidade de produtores e tem grande reconhecimento tanto no volume de produção, quanto na qualidade do mel.
Um dos produtores é Rafael Woroniuk (41 anos), formado em gestão de agronegócio e que atua na atividade desde 2007. “Iniciei em um projeto da Unicentro que tinha como objetivo reestruturar a Associação dos Apicultores e fomentar a atividade. Neste momento acabei ficando como presidente da associação e cada vez mais fui buscando me capacitar tecnicamente e vendo oportunidades na atividade”, contou ao AgroRegional.
Rafael trabalha com as abelhas indígenas (sem ferrão) e com as africanizadas (com ferrão). “Tenha aproximadamente 110 colônias de sem ferrão e 170 africanizadas distribuídas em 8 apiários distintos”.
O produtor explica todo o ciclo de produção utilizado, iniciando com manejo técnico que se inicia em meados de julho com a troca de favas velhas e alimentação energética (manejo pré-safra), ação que segue até setembro. “Neste momento com colônias fortes e estruturadas, início as floradas e começo a monitorar o desempenho individual, colocando as melgueiras para elas produzirem o mel. Em dezembro faço a primeira colheita onde levo as melgueiras para uma unidade de extração de mel que tenho na Linha Barra Grande”, detalha.
No espaço citado Rafael conta com equipamentos de inox cedidos pela Associação dos Apicultores. No mês de fevereiro ele fará a segunda e última colheita e depois irá preparar os exames para passarem o inverno. “A comercialização é feita em tambores para entrepostos de mel, em baldes para comerciantes regionais e em potes de 1 kg para consumidores finais”, explica sobre o destino do mel colhido.
CUSTOS
Conforme o produção, o custo para manter uma produção de mel varia, dependendo da competência de cada apicultor e inclui a troca de cera, alimentação e logística, por exemplo. Conforme o manejo, o custo varia de R$30,00 a R$200 por colmeia no ano”, afirma.
Um dos problemas da atividade é a mortandade de abelhas causada por produtos químicos utilizados em lavouras (inseticida), situação pela qual Rafael já passou. Ele comenta que é possível evitar. “Este é um caso de grande repercussão, pois bem sei que produtos usados de acordo com acompanhamento técnico e legalizados, sendo aplicados de forma correta, não afetam em nada a vida das abelhas. E um agricultor consciente sabe da importância das abelhas, pois elas penalizam a lavoura aumentando a produção”, lembra.
REFERÊNCIA
Para o apicultor, Prudentópolis se destaca na produção de mel e na quantidade de apicultores e, hoje também de meliponicultores, por ter descendência ucraniana. “A Ucrânia é um forte produtor de mel no mundo. Hoje temos a Associação Prudentopolitana de Apicultores e meliponicultores (Apam) com 112 associados e um grupo no WhatsApp com 261 integrantes, desde professores, pesquisadores, técnicos e profissionais”, disse, destacando que o município vem buscando o selo de Indicação Geográfica (IG) para o mel como reconhecimento.
Ainda segundo Rafael, a participação em cursos, por exemplo, é fundamental no resultado que os produtores de Prudentópolis obtém. “Já participei de diversos cursos desde manejo básico à produção de rainhas. Asseguro com muita convicção de que o estudo técnico e a implantação das técnicas na prática do manejo resultam em excelentes profissionais da apicultura”, conclui o produtor.
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Paraná é o principal produtor nacional de mel, com 7.844 toneladas produzidas pela espécie Apis mellifera em 2020, o que representa 15,2% de toda produção nacional. Prudentópolis é o terceiro maior produtor no estado com 440 toneladas. Os números são referentes a 2020.
*Daiara Souza
Foto: Arquivo Pessoal