Paraná

Primavera: Simepar prevê clima quente e com chuva abaixo da média no Paraná

Foto: AEN - PR

Published

on

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a primavera, estação que iniciou ontem, 22, será quente e com chuva abaixo da média histórica em todo o Paraná. De acordo com os dados históricos, os maiores valores são habitualmente registrados nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Em outubro, a chuva deve seguir o padrão de normalidade. Já em novembro e dezembro fica mais próxima da média histórica em todo o Paraná.

Além disso, outro ponto de destaque é que à medida que o verão se aproxima, os dias se tornam progressivamente mais longos e quentes. De acordo com o meteorologista do instituto, Reinaldo Kneib, o fenômeno meteorológico La Niña se forma entre a primavera e o verão, com intensidade fraca, influenciando o clima paranaense até o primeiro trimestre de 2025.

Para os produtores fica o alerta, segundo a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Heverly Morais, é necessário adotar cuidados com as plantações nesta primavera. Assim, culturas como soja, milho e feijão podem ser afetadas de diversas maneiras, incluindo atraso na semeadura, germinação desuniforme, crescimento inadequado das plantas e desenvolvimento deficiente dos grãos.

Para mitigar os efeitos desses períodos secos e quentes, é recomendável escalonar a semeadura utilizando cultivares de ciclos diferentes. Deve ser evitado o uso de uma população de plantas superior à recomendada. É importante escolher sementes de boa qualidade e cultivares adaptadas à região, mantendo o equilíbrio nutricional.

*Redação/AEN – PR

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *