Os produtores rurais Roberto Carlos de Oliveira e Eliane Ronn de Oliveira, donos da queijaria guarapuavana Queijaria QFRO (Queijaria Família Ronn e Oliveira), são naturais de Sulina (PR), se casaram há 20 anos e sempre estiveram conectados ao campo. Durante 13 anos, o casal viveu na cidade natal, no entanto, foi na Itália que eles descobriram uma verdadeira paixão: a produção de queijos.
“Nós moramos dois anos na Itália, cuidando de cabras leiteiras. Foi lá que aprendemos a lidar com queijo”, relembra Roberto. A experiência europeia foi fundamental para o casal, que adquiriu conhecimentos sobre o processo de fabricação.
Após a estadia na Itália, o casal retornou ao Brasil e se estabeleceu em Curitiba por 13 anos. “Viemos para Guarapuava no desespero de sair de Curitiba. Morávamos em um lugar violento e tínhamos uma chácara muito pequena. Decidimos nos mudar para um lugar maior e mais tranquilo para criar nossos filhos”, conta Roberto.
Ao chegarem em Guarapuava, os desafios foram muitos. Eles começaram entregando leite e produzindo alguns queijos de maneira informal. “O leite ficou inviável. Parei, mas me arrependi. Tínhamos duas vaquinhas, fazendo queijo em casa de forma ilegal”, admite Roberto. No entanto, a busca por oportunidades os levaram a entrar em projetos municipais que deram novo ânimo ao sonho.
“Foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Agricultura Familiar. Recebemos maquinário em comodato, entramos com a parte da construção e a prefeitura nos deu assessoria e suporte técnico”, explica o produtor. Roberto e a família fazem parte do Programa Vida Rural e possuem o selo do SIM, que é o Serviço de Inspeção Municipal.
Em maio de 2024, o casal finalmente viu o sonho da queijaria se concretizar. A produção é uma verdadeira parceria entre o casal. “Os dois tiram leite, mas a função principal dele agora é tirar o leite, cuidar das vacas e da alimentação. Eu cuido da produção do queijo, da limpeza e da organização. Mas quando ele tem compromisso, vou para a fábrica. Ambos sabem fazer tudo, mas cada um faz melhor a sua parte”, explica Eliane.
Além da queijaria, a propriedade do casal também conta com um lavandário, onde fazem a extração via prefeitura, e uma lavoura que produz todo o alimento para os animais. “Nossa venda maior hoje é via prefeitura pela Central de Associações Rurais de Guarapuava (Carmug), mas também atendemos outros públicos com produtos como iogurte, doce de leite e estamos criando uma linha de produtos”, diz Roberto.
Entre os tipos de queijo produzidos, estão o minas frescal, colonial (simples e com pimentas), frescal com goiabada, colonial com damasco e com tomate seco, entre outros. “Nós também estamos em fase de testes para iogurte grego e ricota com ervas”, revela Eliane.
Para Roberto e Eliane, a colaboração com outros produtores é fundamental. “Sempre digo que não somos concorrentes. Nós temos que dividir experiência. Se não está dando certo, vamos ajudar. Trabalhamos em conjunto, sem competitividade”, destaca Roberto.
A receita utilizada na produção de queijo é uma herança familiar. “Essa receita é do meu finado avô. Hoje, fazemos o mesmo produto de 60 anos atrás”, conta Roberto com orgulho. “Cada queijo é único. Podemos pegar uma receita da França ou da Itália, mas a alimentação das vacas, o clima e outros fatores influenciam. Cada vizinho pode fabricar um queijo, mas nenhum será igual”, conclui Eliane.
A Queijaria QFRO fica localizada no distrito do Guará, no Assentamento 13 de novembro, no lote 12. As encomendas de queijos podem ser feitas pelo telefone (42) 99934-0136.