Paraná
Melhora no tempo faz a colheita do trigo prosseguir com boa qualidade
Conforme Boletim das Condições de Tempo e Cultivo, divulgado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a melhora do tempo no Paraná fez bem a colheita do trigo da safra de 2023/24, que prosseguiu com boa qualidade e produtividade dentro das expectativas iniciais. Dessa forma, a colheita está em 100%, com 55% em boas condições e apenas 10% em condições ruins.
Já a colheita da cevada está finalizada e, no momento, apresenta maior rentabilidade em relação ao trigo. À medida que as culturas de inverno são colhidas, são imediatamente substituídas por soja. Assim, o plantio da soja da safra de 2024/25, está tendo o controle de ervas daninhas nas áreas já semeadas. Também ocorre a aplicação de fungicidas para proteção das plantas contra a ferrugem asiática. A maioria das lavouras apresenta condições excelentes, com baixa incidência de pragas e doenças. Mas algumas áreas no Noroeste do estado têm causado preocupações por terem recebido poucas chuvas. Os preços mostraram uma boa reação nas últimas semanas, o que aumenta o otimismo do setor.
Além disso, no feijão, as lavouras da safra 2023/24 estão entrando na fase reprodutiva e a expectativa é de boa produção. O receio dos produtores é quanto ao comportamento dos preços, que mostram tendência de redução. No milho, as condições das lavouras são ótimas, com plantas de grande porte e excelente aspecto visual, mantendo um alto potencial produtivo neste momento. Os produtores monitoram as áreas afetadas pelas erosões devido às fortes chuvas do período anterior, adotando medidas para minimizar os impactos e garantir a produtividade esperada para a safra.
Por fim, a colheita de batata da safra 2024/25 está iniciando e a de tomate continua, com boa qualidade.
*Redação/ Seab