Paraná

Setembro teve escassez de chuva em todo o estado

Foto: IDR-Paraná

Published

on

Em setembro de 2024, assim como em agosto, ocorreu pouca precipitação em todo o Paraná. Nas regiões Norte e Noroeste do Estado, a seca persiste desde maio. Embora algumas localidades do Sul e Litoral tenham registrado chuvas um pouco mais significativas, variando entre 121 mm e 157,2 mm, grande parte do Norte e Noroeste paranaense acumulou menos de 80 mm.

O maior quantitativo de precipitação mensal do Paraná foi observado no município de Palmas, na região Sul, com 157,2 mm, enquanto o menor índice foi registrado em Jaguariaíva, no Centro-Norte do Estado, com apenas 12,6 m.

As anomalias de precipitação em todo o Estado foram significativamente inferiores à média histórica, com exceção de algumas áreas pontuais. As regiões Norte e Noroeste registraram os menores acumulados, com déficits de 59,3 mm e 43,5 mm, respectivamente. O Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) se aproximaram mais da média histórica, apresentando déficits de 10,8 mm e 13,3 mm. As demais regiões mostraram condições intermediárias em relação à precipitação. A média estadual de chuva foi de 97,6 mm, enquanto a média histórica é de 125,5 mm.

TEMPERATURAS

As temperaturas máximas em setembro ficaram muito acima da média histórica, com exceção de uma área pontual no Litoral. Intensas massas de ar quente afetaram o Paraná durante grande parte do mês, resultando em temperaturas máximas entre 3 °C e 5 °C acima do normal na maior parte do Estado.

A temperatura máxima média registrada foi de 33,7 °C em Cambará, no Norte do Estado, enquanto a menor temperatura máxima média ocorreu em Guaratuba, no Litoral, com  22,7 °C.

A temperatura máxima no Paraná foi, em média, 3,2 °C superior ao esperado.Os valores de temperatura máxima absoluta alcançaram níveis muito elevados em todo o Paraná, com o pico de 41,1 °C registrado em Capanema, no Oeste, e a mínima de 27,5 °C em Guaratuba, no Litoral. As regiões Norte e Oeste destacaram-se por apresentar as maiores temperaturas máximas absolutas, enquanto o Sul e o Litoral do Estado registraram os menores valores.As temperaturas mínimas também ficaram acima da média histórica na maior parte do Estado.

*IDR-PARANÁ com edição