Irati

Visita ao Campus de Irati da Unicentro aproxima crianças da floresta de araucária

Foto: Unicentro

Published

on

No mês de novembro, cerca de 60 crianças da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, de Rebouças, visitaram o Campus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Elas puderam conhecer o Museu de Geociências e também aprender um pouco sobre a fauna e a flora da floresta de araucária.

A atividade é fruto de uma parceria entre o Museu de Geociências e o projeto de extensão “Floresta de araucária: integrando a escola e a universidade”, coordenado pela professora Kátia Cylene Lombardi e financiado pela Itaipu Binacional. “Um dos objetivos do projeto é estreitar os laços com a comunidade. É uma forma de trabalhar o que eles estão aprendendo em sala de aula, mentalizando a importância da floresta de araucária”, detalha a coordenadora. 

Durante a visita, crianças do 1º ao 3º ano da escola municipal participaram de atividades conduzidas pelos bolsistas Beatriz Marochi Olenik e Luis Felipe Molinari. Em uma delas, eles tiveram a oportunidade de fazer pinturas com tintas produzidas a partir do solo. “A tinta nós montamos no projeto. Para fazer tem que ser um solo argiloso, que vai ser triturado, peneirado e depois misturamos com água e cola. A ideia é explicar para as crianças como a cor do solo pode variar”, explica

Já no Museu, os pequenos puderam ver de perto os animais empalhados que compõem o acervo. Coordenadora do espaço, Ana Maria Charnei ressalta que a visita proporcionou uma experiência de imersão completa. “As crianças foram divididas em três grupos e foram passando por cada atividade. Todas elas foram pensadas nesse contexto da floresta de araucária. No museu, por exemplo, eles conheceram alguns animais que fazem parte desse ecossistema e teve também uma contação de história sobre a lenda da gralha-azul”, destaca Ana. 

Os animais foram a parte que a Dafne, de 7 anos, mais gostou. “Principalmente o cachorro-do-mato. Mas o lagarto é legal também”, ressalta. Por outro lado, o colega Matheus, também de 7 anos, ficou atento às informações sobre os diferentes tipos de solo. “Aprendi que tem vários tipos de terra e também como faz para plantar uma árvore”, conta o aluno. 

Para Letícia Ferraz Chul da Rocha, professora da escola, a experiência de visitar a Unicentro vai ficar marcada na memória das crianças. “Muitos deles nunca estiveram na universidade, num museu, então achei importante trazê-los para entenderem a importância desse espaço. E todo o trabalho que eles tiveram contato aqui foi incrível, as crianças sempre aprendem melhor na prática”, avalia a professora.

*Coorc Unicentro

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *