Paraná
Tecnologia: pesquisas apontam soluções de aplicação para o milho
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), por meio do Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação e Máquinas Agrícolas (Nitec), tem desenvolvido diversas pesquisas para definir as melhores tecnologias de aplicação de inseticidas e fungicidas na cultura do milho. Conforme o Sistema FAEP, experimentos com pulverizadores de barras e drones de pulverização, a campo e laboratório, têm trazido resultados eficientes na qualidade de aplicação para o controle da cigarrinha-do-milho.
Com isso, a pesquisa evidencia que 55% das gotas de pulverização atingem as folhas superiores do milho, 31% as folhas medianas e apenas 14% as folhas inferiores das plantas. Diferente da soja, a escolha da técnica de aplicação para o milho deve considerar critérios como: a altura máxima da barra do pulverizador, o efeito “guarda-chuva” das folhas superiores (que cobrem as partes inferiores da planta e as entrelinhas, reduzindo a deposição das gotas nessas áreas), estágio de desenvolvimento e os locais que as gotas de pulverização devem atingir nas plantas para o controle fitossanitário.
Os resultados de pesquisa indicam que pontas de pulverização com jato plano simples não proporcionam deposição e cobertura adequada nas plantas de milho, enquanto pontas com configurações de jato plano inclinado e jato cônico vazio permitem maior deposição das gotas no alvo.
*Redação/Sistema FAEP