Guarapuava
Sindicatos de Guarapuava e Irati estão entre os que mais ofertaram cursos em 2023
Mais uma vez, em 2023, os sindicatos rurais do Paraná cumpriram a missão de atuar como agentes de transformação no campo. Em um cenário de constantes desafios e inovações, juntas, as entidades promoveram 8.695 cursos do Sistema FAEP ao longo do ano passado: aumento de 14,5% em relação a 2022.
E as estratégias para divulgar as capacitações e sensibilizar os produtores e trabalhadores a frequentá-las são das mais diversas: do uso de recursos digitais ao velho “boca a boca”; de parcerias com entidades e empresas ao atendimento personalizado. Tudo para levar conhecimento e atualização ao elo mais importante da cadeia produtiva do setor.
O ranking dos dez sindicatos rurais que mais mobilizaram cursos do Sistema FAEP passou a ter quatro novos expoentes: Irati (5º lugar), Nova Londrina (7º), Cornélio Procópio (8º) e Cascavel (9º).
Agora liderada pelo Sindicato Rural de Cianorte – que promoveu 204 capacitações em 2023 –, a lista traz outras cinco entidades que também já figuravam no “Top 10” com base nos números de 2022. Juntos, esses dez sindicatos levaram a campo mais de 1,5 mil cursos – o equivalente a 18% do total de capacitações ofertadas pelo Sistema FAEP no ano passado.
A divulgação da lista dos dez sindicatos que mais promoveram cursos não vai no sentido de estabelecer uma competição entre as entidades. O Sistema FAEP destaca que o rol se baseia apenas em aspectos quantitativos.
Há, entretanto, outros elementos que influenciam a mobilização de capacitações, como a dimensão dos municípios, a vocação agropecuária da localidade, os tipos de cadeias produtivas estruturadas na região e a presença de agroindústrias no entorno. Por isso, a ideia é que o indicador quantitativo não seja analisado por si só, mas sirva de motivação coletiva.
*Sistema FAEP com edição