Após duas semanas em alta, os preços da carne de frango voltaram a cair no mercado brasileiro, apontam levantamentos do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão veio sobretudo do típico enfraquecimento da demanda na segunda quinzena do mês.
Diante da retração no consumo, pesquisadores explicam que muitos atacadistas passaram a realizar reajustes negativos nos valores de venda da proteína, no intuito de evitar acúmulo de estoques. A menor liquidez e as baixas de preços foram verificadas na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.
O recuo dos preços observado no mercado durante a segunda quinzena também deve afetar os ovos, interrompendo o movimento de alta do início de agosto. Segundo pesquisadores, diante do menor consumo, produtores têm concedido descontos nas negociações para garantir liquidez, refletindo em leves quedas nas cotações em algumas praças acompanhadas pelo Centro de Pesquisas.
Para os próximos dias, agentes consultados pelo Cepea indicam que a movimentação deve seguir lenta, com descontos pontuais equilibrando as vendas da proteína.
*Cepea