

Paraná
Reserva do Iguaçu: Queijaria familiar projeta mais produção com selo SUSAF
A queijaria Gran Fratello de Reserva do Iguaçu foi mais uma agroindústria paranaense a receber o selo SUSAF. A certificação representa um reconhecimento da qualidade dos queijos e permite que a sua comercialização ocorra em todo o estado. “Sem dúvida nenhuma o SUSAF vem abrir novos horizontes para a nossa produção”, afirmou Luiz Fernando Dangui Ramalho, proprietário da queijaria, juntamente com a esposa Leila Brandalise.
O SUSAF, ou Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, foi criado em 2013 e regulamentado em 2020. Com o programa, as produções podem ampliar seu mercado e atingir novos públicos.
A partir de agora, mais de 11 milhões de clientes paranaenses podem provar os produtos da Gran Fratello, que incluem o queijo colonial tradicional maturado e o queijo colonial temperado. E o estabelecimento já está se preparando para atender a nova demanda. “Estamos planejando dobrar a nossa produção adquirindo novas matrizes leiteiras. Em dois anos, pretendemos triplicar nossa produtividade. Além disso, agora 100% da nossa produção leiteira vai ser destinada única e exclusivamente para os queijos.”, explica Luiz Fernando.
O reconhecimento é fruto de um trabalho que teve início na pandemia. O que antes era uma produção para consumo próprio, acabou se popularizando entre amigos e vizinhos. Com a demanda aumentando cada vez mais, a família resolveu aumentar a aposta e começar seu próprio negócio no ramo de queijos.
A Gran Fratello é uma agroindústria familiar, o que significa que pais e filhos trabalham juntos para garantir a qualidade dos queijos produzidos. “Temos muito orgulho em poder trabalhar unidos. E hoje a queijaria em si para nossa família é um grande sonho realizado. Com a família unida as coisas tendem a dar certo”.
Com isso, o SUSAF também incentiva a sucessão familiar e a permanência das novas gerações no campo, valorizando a tradição. “Com certeza nossos filhos poderão trabalhar no que é deles sem necessidade de sair para fora nas grandes cidades. A agroindústria familiar ainda é a melhor saída para as pequenas propriedades”, ressalta Luiz Fernando.
O futuro é encarado com otimismo pela família Gran Fratello e já existem planos de começar a comercializar queijos em Guarapuava, Curitiba e outras cidades vizinhas. “Com o SUSAF vislumbramos um horizonte largo pela frente, com mais garantia de sucesso na nossa produção com o mercado mais aberto, mais amplo”.
Como adquirir o selo SUSAF
O SUSAF atende agroindústrias familiares e de pequeno porte, que estão registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
O estabelecimento interessado em participar do programa deve seguir os parâmetros de qualidade e de controle sanitário. Também são exigidos manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura, além da contratação de um profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
Para verificar quais são os municípios cadastrados basta verificar o site da Adapar, onde por meio de links é possível acessar os sites dos municípios, onde estão informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.
A certificação será concedida aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.