Paraná

Redução estimada em 12% para a produção da batata

Published

on

A colheita da segunda safra 2023/24 de batata é feita lentamente, em razão do período chuvoso dos últimos dias. Em um mês, a evolução foi de 7%, atualmente em 89% colhido dos 10,6 mil hectares de área de plantio. Faltam ainda as regiões de Campo Mourão, Cornélio Procópio e Pitanga.

“Em anos anteriores colhia-se batata até outubro no Paraná, mas tendo em vista a chuva na primeira safra e a seca na segunda, adiantou-se o ciclo com redução na produtividade e no tamanho dos tubérculos”, salientou o engenheiro agrônomo Paulo Andrade. A produção esperada é de 293,7 mil toneladas, redução de 12% em relação às 334,5 mil toneladas obtidas no mesmo ciclo da safra no ano passado.

A segunda safra 2023/24 do tomate, por outro lado, deve aumentar das 94 mil toneladas no ano passado para 109 mil toneladas agora, aumento de 16%. “Teve excelente produtividade”, destacou. A colheita evoluiu pouco no último mês, passando de 77% para 84% da área de 1,7 mil hectares. O tomate primeira safra está praticamente todo colhido nos 2,5 mil hectares, resultando em 145,8 mil toneladas.

Em relação à cebola, a área paranaense para a safra 2024/25 é de 3,3 mil hectares, com produção projetada de 135,2 mil toneladas. A estimativa é de grande produção nacional, benéfica ao consumidor, ainda que o preço possa se reduzir ao produtor. Nessa cultura houve bom aproveitamento das janelas climáticas e o plantio avançou de 49% para 90% em um mês.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *