Guarapuava
Queijaria de Guarapuava conquista selo SUSAF e expande mercado para todo o Paraná
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou nesta sexta-feira (31), a 5ª Reunião Ordinária da Associação dos Produtores Lácteos do Centro-Sul (Aproleq). O encontro teve como foco o desenvolvimento do setor e o avanço no processo de certificação por identificação geográfica dos produtos regionais, especialmente das queijarias com o selo Susaf.
Participaram da reunião o deputado estadual Artagão Júnior, o deputado federal Rodrigo Estacho, o secretário de Comunicação Rafael Markus e os vereadores Nego Silvio e Buiu Martins.
A Aproleq surgiu após uma capacitação promovida pelo IDR-Paraná e parceiros, que envolveu os produtores em treinamentos técnicos e na criação da associação. “Foi um processo para potencializar os produtos e dar mais visibilidade à produção local. Hoje, a Aproleq é uma entidade bastante abrangente”, destacou o secretário de Agricultura, Celso Doliveira.
Durante a reunião, foi entregue o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) à queijaria QFRO, que agora poderá comercializar seus produtos em todo o Estado do Paraná. Antes, as vendas eram restritas à região de Guarapuava. “Essa certificação amplia o mercado, permitindo que o produtor saia de um público de 200 mil habitantes para um de 10 milhões”, afirmou o secretário.
O proprietário da queijaria QFRO, Roberto Carlos de Oliveira, celebrou a conquista. “Nossa expectativa com o Susaf é levar o nosso produto além de Guarapuava, para todos os paranaenses. Agora, com essa certificação, podemos vender em todo o estado e mostrar a qualidade do nosso queijo”, disse.
O prefeito Denilson Baitala parabenizou os produtores pela conquista e reforçou o papel do pequeno agricultor no desenvolvimento regional. “Como gestor e guarapuavano, quero incentivar vocês, pequenos produtores rurais, que são fundamentais para a transformação da região central do Paraná. Parabéns a todos os produtores de Guarapuava”, declarou.
*Secom Guarapuava
