O Bloco PT-PDT da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), liderado pela deputada Luciana Rafagnin (PT), protocolou projeto de lei nº 486/2025 que concede ao município de Prudentópolis o título de Capital Paranaense das Cachoeiras.
O projeto destaca que Prudentópolis é amplamente conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”, graças à impressionante quantidade de quedas d’água espalhadas por seu território. Mais de 100 cachoeiras já foram catalogadas, muitas delas com mais de 100 metros de altura. Entre as mais famosas estão o Salto São Francisco, com 196 metros de queda livre, considerada a maior cachoeira do Sul do Brasil, localizada no Parque Estadual da Serra da Esperança, a cerca de 50 km do centro do município, e o Salto São Sebastião, com variação entre 80 e quase 200 metros de altura.
Além das dimensões impressionantes, essas cachoeiras estão inseridas em paisagens naturais de rara beleza, cercadas por cânions, florestas nativas e formações geológicas singulares, oferecendo aos visitantes um contato direto com a rica flora e fauna da região. Muitas quedas menores também são aproveitadas como duchas naturais, enquanto grutas e penhascos contribuem para o cenário deslumbrante.
Criado em 1906, o município de Prudentópolis tem suas raízes na imigração europeia, com destaque para ucranianos, além de portugueses, alemães, franceses, italianos e poloneses. Hoje, é a segunda maior cidade da região Centro-Sul e Centro-Oeste do Paraná, ocupando o 5º lugar em extensão territorial no estado.
A riqueza hídrica e a formação do relevo acidentado são fatores responsáveis pela grande concentração de cachoeiras e saltos no município. Prudentópolis é cortada por importantes rios, como o São Francisco, dos Patos, Ivaí, São Sebastião, São João e Barra Grande, que contribuem para a formação desse patrimônio natural.
*Alep