Paraná
Produtoras de Apucarana e Pinhalão vencem o Concurso Café Qualidade 2025
As cafeicultoras de Apucarana, Flávia Guimarães da Silva Rosa, na categoria natural, e de Pinhalão, Sirlene Soares dos Santos Souza, com um lote de cereja descascado, foram consagradas campeãs do 23º Concurso Café Qualidade Paraná na terça-feira (25), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O evento de encerramento do concurso Café Qualidade Paraná reuniu mais de 300 pessoas, entre cafeicultores, lideranças e autoridades do segmento, pesquisadores, técnicos e especialistas na bebida.
A premiação promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, formada pelo Sistema Faep, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, é a terceira maior do gênero no Brasil, atrás apenas de concursos realizados em Minas Gerais e Espírito Santo, maiores produtores nacionais de café.
Dos dez premiados nas duas categorias, seis são mulheres. E entre os cinco campeões regionais, elas levaram três prêmios. Ou seja, 60% dos troféus ficaram com cafeicultoras.
Na sua 23ª edição, a competição envolve a análise de mais de cem amostras separadas por produtores paranaenses de cafés, que separam seus lotes para submeter à avaliação.
Premiados do Concurso Café Qualidade 2025
CAFÉ NATURAL
1° Flávia Guimarães da Silva Rosa – Apucarana
2º Carlos Alexandre Siqueira – São Jerônimo da Serra
3º Henrique Alfredo de Freitas Sebode – Tomazina
4° Rosineia Barbosa Serpeloni – Londrina
5º Valdeci Navarro – Jandaia do Sul
CEREJA DESCASCADO
1° Sirlene Soares dos Santos Souza – Pinhalão
2° Flavia Garcia Mureb Jacob Saldanha Rodrigues – Jacarezinho
3° Eloir Inocencia Nogueira de Souza – Tomazina
4° Julio Cezar Barros – São Jerônimo da Serra
5° Giovana da Silva Souza – Pinhalão
CAMPEÕES REGIONAIS
Natalina Bovo Bretan – Ivaiporã
Fernando Lopes – Maringá
José Aparecido Sanches – Cianorte
Celina Aparecida Campana de Oliveira – Toledo
Aparecida de Oliveira Saboré Lopes – Cascavel
