Paraná
Primeiras áreas de cevada já estão semeadas no Paraná
A Regional de Ponta Grossa deve liderar nesta temporada com 48% da área de cevada paranaense, com aproximadamente 35 mil hectares semeados
O plantio da cevada em abril marca uma alteração importante para a cultura no Estado, pois tradicionalmente a região de Guarapuava era a maior produtora, e esta só começa o plantio em maio. Porém, os Campos Gerais ganharam espaço e devem assumir a liderança em 2024, tendo um plantio antecipado, comparativamente.
As informações são do boletim semanal da conjuntura da Agropecuária paranaense, divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Com uma cooperativa município de Guarapuava centralizando os trabalhos de processamento do cereal até 2023, o Núcleo Regional de Guarapuava concentrou 48% da produção estadual no ano passado, estimada em 278 mil toneladas, enquanto o NR de Ponta Grossa respondeu por 39% deste volume.
Para 2024, apesar da retração de 16% projetada para a área dedicada à cultura no Paraná, com expressivos 40% a menos no NR de Guarapuava, o NR de Ponta Grossa deve observar um incremento de 10% em sua área, principalmente fruto da abertura de uma maltaria na região.
Com isso, 48% da área de cevada paranaense passa a estar próxima a Ponta Grossa, com aproximadamente 35 mil hectares semeados, enquanto o regional de Guarapuava passará a responder 35% da área, com 26 mil hectares.
*Redação/Seab
Foto ilustrativa/Embrapa