Paraná

Primeira safra de batata rendeu 392,9 mil toneladas no Paraná

De acordo com a Seab, a segunda safra tem 81% da área plantada e 2% já colhida

Published

on

A batata da primeira safra foi toda colhida no Paraná. A informação consta no Boletim semanal da Conjuntura da Agropecuária Paranaense, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Foram cultivados 14,7 mil hectares (ha) da primeira safra e contabilizados perda de 50 ha. Com isso, o rendimento se estabeleceu em 26,8 mil kg/ha e o volume total extraído foi de 392,9 mil toneladas.

Estes números são 15,8% e 15,0% menores respectivamente ao que foi projetado no início dos plantios. O excesso de chuvas e as altas temperaturas durante o período influenciaram na qualidade, oferta e preços do tubérculo.

Os preços médios nominas mensais recebidos pelos produtores para a batata lisa praticamente dobraram entre novembro e fevereiro passados, tendo variado de R$ 52,08 a saca de 25kg em novembro a R$ 100,64 no último mês, aumento de 93,2%.

SEGUNDA SAFRA

A batata segunda safra se encontra com 81,0% dos 10,9 mil ha previstos plantados e 2,0% já colhidos, a performance das lavouras em boas condições estão em 94,0% e o restante em médias situações. Da área semeada – 8,9 mil ha – 5,0% se encontra em germinação, 65,0% em desenvolvimento vegetativo, 22,0% em tuberização e 9,0% maturando.

*Redação/Seab

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *