Paraná

Plantio da safra 2024/25 de soja se encerra com foco em prevenção de pragas

Foto: Ilustrativa

Published

on

De acordo com o Boletim da Condições de tempo e cultivo, divulgado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), plantio da safra 2024/25 de grãos de verão está praticamente concluído, sendo a soja a principal cultura. Segundo o boletim, as áreas encontram-se, em sua maior parte, na fase reprodutiva.

As chuvas chegaram em um momento crítico para as lavouras, ajudando a normalizar o desenvolvimento. No entanto, em algumas áreas as perdas foram irreversíveis. Com o término do plantio, a atenção agora se concentra na prevenção de pragas. Destaca-se a proteção contra doenças como a ferrugem asiática, que está momentaneamente dificultada pela ocorrência de muitos dias seguidos com precipitações.

Já para o feijão, de maneira geral, as chuvas são benéficas para a maior parte das lavouras, que estão com um excelente desenvolvimento, gerando bo perspectiva de safra. Contudo, pontualmente espera-se perdas nos municípios que sofreram com sol intenso e altas temperaturas durante o período de enchimento dos grãos. A colheita continua em ritmo lento, pois muitos produtores não realizaram a dessecação devido à previsão de um longo período chuvoso. Este excesso de chuvas é uma grande preocupação onde as lavouras estão em fase de maturação.

Por fim, o milho de verão, que estava sofrendo com a falta de chuva, mostrou sinais de recuperação. As lavouras apresentam bom desenvolvimento, encontrando-se nas fases de formação e enchimento de grãos.

*Redação/Seab