Paraná
Paraná registra piora nas condições de lavoura da 2ª safra de milho
O percentual de área em condição boa caiu para 51%,
O Boletim da Conjuntura da Agropecuária Paranaense desta semana, traz, novamente, a informação de uma piora nas condições de lavoura da segunda safra de milho 2023/24 no estado do Paraná. O percentual de área em condição boa caiu para 51%, enquanto a condição mediana fechou a semana em 32%. Já as áreas em condição ruim ficaram em 17%.
Em relação à colheita houve avanço e chegou a 2% da área total estimada de 2,4 milhões de hectares. Nesta semana as condições de clima estão favoráveis e a colheita deve avançar de forma significativa pelo Estado.
SOJA
O relatório da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) também informa sobre as vendas de soja. Com a safra 2023/24 encerrada no campo, observa-se avanço na comercialização da oleaginosa.
As exportações paranaenses do complexo soja (grão, farelo, óleo e demais derivados) atingiram 5,4 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2024, volume 53% maior que o verificado no mesmo período de 2023.
Já o montante financeiro transacionado chegou a 2,5 bilhões de dólares, alta de 20% em igual período de 2023. Este volume maior é devido à colheita antecipada que tivemos nesta safra. A tendência é que os embarques diminuam nos próximos meses.
*Redação/Seab