Paraná
Mês de março teve chuva abaixo da média na maior parte do Paraná
As temperaturas médias ficaram mais elevadas em comparação aos valores históricos na maioria do estado, indicando que o mês foi bastante quente
Março apresentou anomalias negativas de precipitação na maior parte do Paraná. No centro-sul paranaense a chuva ultrapassou as médias históricas, assim como em pontos do noroeste.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o Estado teve pelo menos duas frentes frias que avançaram de forma mais organizada pelo estado, e outras que se deslocaram pelo oceano, na altura do Sul do Brasil.
Em Palmas choveu 237,6 mm. Em Guarapuava foram 191,0 mm. Já em Cianorte a chuva acumulada alcançou os 168,2 mm, com 115,6 mm apenas no dia 08/03. Déficit de chuva ficou acima de 60 mm em várias cidades: Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Curitiba e Paranaguá, por exemplo.
As temperaturas médias ficaram mais elevadas em comparação aos valores históricos na maioria do estado, indicando que o mês foi bastante quente (no geral entre 1 e 2°C acima da média). Apenas na faixa leste que os valores ficaram mais perto das médias climatológicas (especialmente no litoral paranaense). A menor temperatura do mês ocorreu em Palmas, com 10,0°C no dia 23/03. Temperaturas ultrapassaram os 40,0°C em Loanda, Capanema, Morretes e em Antonina.
*Simepar com edição