Guarapuava

Guarapuava ganha mais uma queijaria

A queijaria é a segunda das três previstas para a primeira fase do projeto de implantação de agroindústrias na agricultura familiar de Guarapuava

Published

on

Guarapuava celebra mais um marco significativo para a agricultura familiar local. A Prefeitura, por meio do Programa Vida Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura, inaugurou a Queijaria Família Ronn e Oliveira (QFRO), no Distrito do Guará. Essa inauguração é parte integrante do projeto de implantação de agroindústrias na agricultura familiar, que visa fortalecer e valorizar os pequenos produtores da região.

“Acreditamos que fortalecer a agricultura familiar é fundamental para impulsionar toda a economia local. Ao apoiar nossos pequenos produtores, estamos criando empregos, gerando renda e promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa região. Além disso, estamos incentivando a inovação e a qualidade dos produtos locais, para que possamos competir no mercado e atrair clientes da nossa comunidade e também de outras regiões. É isso que eu chamo de inclusão social”, afirmou o prefeito Celso Góes. 

O Projeto Agroindústrias da Agricultura Familiar, desenvolvido pelo Programa Vida Rural da Secretaria de Agricultura, além de proporcionar oportunidades econômicas para os produtores rurais, também tem como enfoque legalizar e garantir a segurança alimentar dos produtos oferecidos à população. Por meio da cessão de equipamentos, assistência técnica e orientação, o projeto acompanha toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima até a comercialização do produto.

Itacir Vezzaro, secretário de Agricultura do Município, compartilhou sua emoção ao ver a concretização do projeto. “Mesmo sendo filho de agricultor e vivendo diariamente no campo, sempre me emociono, pois sei que muitas vezes o pequeno agricultor não tem as oportunidades necessárias. Ao oferecermos oportunidades e incentivos como este, estamos, definitivamente, mudando a vida de pessoas; pessoas trabalhadoras, que merecem conquistar o que estão conquistando”, assinalou Vezzaro. 

Durante a cerimônia de inauguração, foram entregues equipamentos agroindustriais essenciais para o funcionamento da queijaria, incluindo um pasteurizador de leite, uma prensa para queijo, uma estante para maturação de queijos, entre outros. Todos em conformidade com as legislações sanitárias vigentes.

“Nossa Secretaria de Agricultura tem sido fundamental na concretização do projeto de implantação de agroindústrias, que é um marco importante para nossa comunidade. Este projeto envolve a instalação de equipamentos e a presença de profissionais especializados, como veterinários, mas também oferece assistência técnica completa em todas as etapas da produção, desde a orientação sobre manejo e nutrição animal até a comercialização dos produtos. Além disso, ele representa a realização de sonhos para os produtores rurais, proporcionando melhores condições de vida no campo”, destacou Nívian Ross, coordenadora do projeto. 

Elizangela Coradassi, diretora do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), destacou o compromisso da equipe em garantir a qualidade e segurança dos alimentos produzidos.

“É responsabilidade do serviço de inspeção garantir a segurança dos alimentos de origem animal para os consumidores. Existem duas formas de fazer isso: uma é por meio de medidas administrativas, como proibição de comercialização, enquanto a outra, mais desafiadora, é ajudar os produtores a se legalizarem e melhorarem sua renda. Em Guarapuava, contamos com uma equipe de três fiscais que não apenas fiscalizam, mas também orientam e apoiam os pequenos produtores. Estou muito satisfeita por participar deste projeto desde o início, testemunhando cada desafio superado”, ressaltou. 

Emocionado, Roberto Carlos de Oliveira, um dos produtores da queijaria junto de sua mulher Eliane Ronn de Oliveira, expressou sua gratidão a todos que contribuíram para a realização desse sonho, destacando o apoio da Prefeitura e o potencial do projeto para impulsionar a economia local.

“Comecei este projeto com apenas 12 reais no bolso. Tive que abrir mão de muitas coisas: vendi o trator para poder construir, vendi vacas, vendi implementos agrícolas. Houve momentos difíceis em que pensamos em desistir, mas conseguimos superar graças ao apoio de todos aqui presentes, como Nívian, Elizangela e toda essa equipe maravilhosa, que é mais do que uma equipe, é uma família para nós. A agricultura familiar enfrenta muitos desafios, mas com apoio e iniciativas como esta, podemos garantir um futuro mais próspero para os pequenos agricultores. Estou emocionado por ver o quanto já conquistamos e agradeço a todos pelo esforço e dedicação”, contou o agricultor. 

*Secom Guarapuava

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *