Pinhão

Feirão das agroindústrias expõe diversidade de produtos de Pinhão

Realizado no espaço da feira livre, o evento contou com grande público e diversos produtos, como queijos, embutidos, panificados, artesanato e vinhos

Published

on

O município de Pinhão, através da articulação das agroindústrias locais, promoveu mais uma edição do Feirão das Agroindústrias no dia 11 de novembro. O evento anual reúne os produtores para expor seus produtos e teve como principal patrocinador em 2023 a Cresol.

O produtor rural Nilceu Kempf, o Zeca, que é feirante pioneiro em Pinhão e também preside a Cresol Grandes Lagos PR/SP, comenta que a feira é uma grande oportunidade para as agroindústrias e para os produtos do município. “Ele é fundamental porque além de melhorar as vendas, possibilita as mais de 20 indústrias estarem expondo os seus produtos, mostrar os produtos para os nossos munícipes, fazer com que a gente divulgue a nossa marca”, afirmou.

Nilceu Kempf é pioneiro na feira de Pinhão – Foto: Redação/Daiara Souza

Além da produção da agricultura familiar, como embutidos, queijos, vinhos e panificados, o Feirão foi marcado pela presença da Agência da Cresol, exposição de veículos e a divulgação de serviços de saúde através da parceria com a Prefeitura de Pinhão. A campanha Novembro Azul ganhou destaque com orientação sobre a saúde masculina. “Com nossos homens fazendo os exames, podemos diagnosticar precocemente e aumentar as chances de cura”, ressaltou Nilceu.

Leomar Otto Kempf, presidente da Associação dos Feirantes de Pinhão, destaca que a entidade busca apoiar os produtores, e em especial aqueles que trabalham com produtos de origem animal, a regularizar e manter regularizado de acordo com as normas da vigilância sanitária, garantindo qualidade e segurança para os consumidores.

Leomar Otto Kempf, presidente da Associação dos Feirantes de Pinhão – Foto: Redação/Daiara Souza

FEIRANTES

Ivanira Quevedo da Silva é feirante há oito anos e tem acompanhado o crescimento da feira, vendendo desde panificados até verduras, legumes e frango caipira. “As feiras eram uma vez por mês. Depois a gente conseguiu trazer a cada 15 dias e nos últimos 6 anos a gente está conseguindo fazer essa feira grande com toda essa diversidade, com as famílias do interior e de todo o município. Tem uma diversidade grande de legumes, de frutas, artesanato, tem a parte dos lanches”, comentou.

Ivanira e o marido Valter Israel Silva – Foto: Redação/Daiara Souza

Segundo a produtora, que conta com ajuda do marido Valter Israel Silva, a diversidade presente na feira é resultado do trabalho conjunto entre agricultores e feirantes, que se reúnem regularmente. “A cada 4 meses a gente reúne, faz uma formação, faz um planejamento de produção. Quando dá as intempéries do tempo acabamos perdendo uma parte da produção. Mas na questão de legumes, verduras, frutas, temos o ano inteiro. E os panificados também”, afirmou Ivanira.

O feirante Alisson Brol Kempf – Foto: Redação/Daiara Souza

O jovem Alisson Brol Kempf é outro produtor que ficou animado com o feirão. Ele participa da feira com a família desde pequeno e estão envolvidos na produção de uma variedade de produtos. “Para nós é muito importante esse evento, aumentou bastante o movimento. Vendemos bastante coisas, verduras, massas, panificados. Estamos começando também com galinha de postura. Vamos ter ovos também. Queijo e mel vai ter também”, disse.

Foto: Redação/Daiara Souza

Redação/Fotos: Daiara Souza