

Paraná
Criação de comitê-gestor deve impulsionar ações do programa Pecuária Moderna
O programa Pecuária Moderna está sendo reestruturado e uma das decisões é que terá na liderança um comitê-gestor formado por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Sistema Faep e do Sistema Ocepar. A decisão foi tomada após reuniões entre os técnicos das cinco entidades.
A primeira ação do novo comitê é identificar os produtores interessados no projeto e cadastrá-los no programa para iniciar ações de capacitação e modernização.
“O Pecuária Moderna tinha interrompido suas ações durante a pandemia. Depois, quando houve um retorno, as ações passaram a ser pontuais e isoladas”, explica Fábio Mezzadri, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP. “Agora vamos revitalizar a iniciativa, fazendo com que as ações sejam mais estruturadas e assertivas”, adianta.
Além da criação do comitê-gestor, foram reativados os comitês regionais em áreas em que a bovinocultura se destaca. Eles visam estabelecer estratégias específicas para as demandas de cada região e contam com a estrutura dos sindicatos rurais para reuniões e iniciativas necessárias. Os comitês foram estabelecidos em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, Campo Mourão, Maringá e Umuarama, no Noroeste.
Os produtores interessados deverão entrar em contato com os Técnicos do IDR-Paraná ou Sindicatos Rurais dos seus municípios.
*IDR-PARANÁ