Paraná
Condições climáticas impactam produção de trigo no Paraná
A terceira semana de agosto começou fria, dia 13 marcou a formação de geadas intensas nas regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sul, Campos Gerais e RMC do estado. A semana também contou com a carência de chuvas e o predomínio de sol após a frente fria.
Dados do Deral (Departamento de Economia Rural) mostram as consequências para as lavouras. O trigo , uma das principais culturas de inverno, deu início à colheita, 3%, após o plantio total. Ainda assim, apenas 56% das lavouras estão em boas condições, enquanto 19% são considerados ruins e 25% tem média qualidade.
Segundo o boletim semanal de Condição de Tempo e Cultivo de 13 a 19 de agosto, as geadas provocaram perdas na produção da cultura. No Norte do estado, a baixa umidade do solo vêm acelerando a maturação do cereal, o que prejudica a formação de grãos.
Outras produções prejudicadas foram o centeio e o triticale , ainda que em menor quantidade. O milho 2º safra, além das perdas nas lavouras, apresentou apenas 32% em boa condição. Enquanto isso, a cevada não apresentou danos significativos, graças ao período de desenvolvimento mais longo.