

Brasil
Conab anuncia R$ 300 milhões para apoiar produtores de arroz
ACompanhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, na manhã desta segunda-feira (1º), a destinação de mais R$ 300 milhões para operações de Contratos de Opção de Venda (COV) de arroz.
O objetivo da ação é sinalizar ao mercado preços mais justos ao produtor. Com esse volume de recursos, será possível garantir contratos para, aproximadamente, 200 mil toneladas da safra 2025/2026.
O anúncio foi feito pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, durante a 48ª Expointer, que acontece até o próximo domingo (7), em Esteio, no Rio Grande do Sul.
Segundo Pretto, o mecanismo funciona como um seguro de preços ao produtor. Na prática, quem aderir ao COV garante o direito — e não a obrigação — de vender arroz ao governo federal por um valor previamente fixado, que deve estimular a produção. Caso o mercado ofereça um preço mais vantajoso no momento da venda do produto, o produtor poderá optar por não executar o contrato com a Conab, sem custos adicionais, e aproveitar o melhor preço.
Os detalhes da nova operação, como os preços a serem pagos aos produtores, as datas de negociação e vencimento dos contratos, serão definidos pelo governo federal e publicados em Portaria Interministerial e editais da Conab.
O arroz dos estoques públicos pode ser utilizado pela Conab para abastecer a população em situações de crise ou emergência, além de evitar oscilações bruscas e manter preço justo ao consumidor.
*Conab