Paraná
Colheita do trigo já iniciou em algumas regiões do Paraná
O boletim semanal de tempo e cultivo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) aponta que o trigo segue com a maioria das lavouras em frutificação Conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), em algumas áreas pontuais já começaram os trabalhos de colheitas, porém, são áreas com produtividades baixas.
“Há áreas sem chuvas volumosas há 25 dias, e as lavouras estão sentindo novamente a baixa umidade do solo”, indica o relatório desta semana.
Ainda assim, o Departamento afirma que há muitas áreas que apresentam desenvolvimento acima da média, especialmente no Sudoeste e Sul. Além disso, os produtores seguem com os tratos culturais visando controlar oídio, ferrugem e manchas foliares, além da aplicação de inseticidas nas lavouras de cevada e de aveia.
A presença de doenças e de pulgão tem preocupado em algumas regiões. Também seguem as aplicações de fungicidas e inseticidas nas lavouras de cevada e de aveia. Segundo o Deral, nas regiões onde o plantio foi efetuado mais cedo, houve poucas chuvas e as lavouras deverão apresentar menores produtividades.
Na avaliação desta semana, 65% das lavouras apresentam boas condições, 21% tem situação mediana e 14% ruim. No Núcleo Regional de Guarapuava a maior parte do plantio está na fase de desenvolvimento vegetativo e uma pequena parcela em floração. No NR de Irati a situação das lavouras é parecida a da região de Guarapuava.
*Redação com informações do Deral