Guarapuava

Colheita do trigo chega a 73% no Paraná; qualidade preocupa

Fotos: AEN-PR

Publicado

sobre

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou nesta terça-feira (8), através do Departamento de Economia Rural (Deral), o boletim semanal de tempo e cultivo, apresentando os estágios das principais culturas em produção no Estado.

Conforme o Deral, no caso no trigo, a colheita chegou a 73% da área nesta semana. Na fase atual, o que resta no campo apresenta-se em 20% em situação ruim, 43% em mediana e 37% em boas condições.

“A cultura do trigo está caminhando para a finalização, com produtividades variando de município para município, mas abaixo da safra anterior em geral. A qualidade também não é a mais adequada em algumas regiões, com presença marcante de trigo tipo 2 e PH abaixo de 78, além de algum triguilho. Outras regiões, no
entanto, atendem ao menos os parâmetros mínimos (PH >78 e FN>250) de maneira significativa. As geadas são a
principal causa dos problemas verificados nesta semana”, informa o relatório.

PRODUÇÃO

A safra de trigo foi semeada em uma área de 1.149.576 hectares e está estimada em 2.580.659 toneladas. “As perdas médias no estado são calculadas em 32% e são decorrentes especialmente da seca severa que atingiu o estado ao longo do inverno, mas também de geadas. Em termos de volume, são 1,2 milhão de toneladas a menos que os potenciais 3,8 milhões estimados inicialmente”, destaca o agrônomo da Seab Carlos Hugo Godinho.

*Redação

Continue Reading
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *