Paraná

Colheita de cevada é interrompida devido as chuvas no Paraná

Foto: Ilustrativa

Published

on

De acordo com o Boletim sobre as condições de tempo e cultivo, divulgada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), a colheita de cevada foi interrompida pelas chuvas, estando em 94% da área colhida da safra 2023/24. Nas últimas áreas colhidas a produtividade e a qualidade melhoraram, com apenas 3% da colheita em condições ruins.

Já com relação as áreas de trigo, grande parte da colheita foi feita antes das chuvas, estando em 98% da área colhida. Mas em algumas regiões os trabalhos foram interrompidos. A produtividade e a qualidade das lavouras colhidas antes das chuvas foram consideradas boas, estando 11% em condições ruins e 54% em boas condições, principalmente quando comparada com a safra passada, em que a qualidade foi sofrível. Entre os poucos produtores que estão colhendo atualmente, o clima é de otimismo.

Ademais, com relação a safra 2024/25 do milho, segue em desenvolvimento vegetativo e apresenta boas condições até o momento, com 98% do plantio concluído. Embora as aplicações de defensivos tenham sido interrompidas pelas chuvas, os produtores estão conseguindo controlar as infestações. Além dos inseticidas e fungicidas, seguem as aplicações de fertilizantes nitrogenados. Em alguns pontos, registrou-se mortalidade de plantas atribuída a fungos de solo.

Mas para o plantio de soja, as chuvas desta semana foram muito benéficas, especialmente nos municípios que enfrentavam déficit hídrico, onde as lavouras apresentavam problemas. Algumas regiões já encerraram o plantio, estando em 92% concluídos. Nas áreas onde ele foi retomado, o avanço foi gradual e deve ser finalizado em grande parte dos municípios nos próximos dias. Parte das lavouras já entrou na fase reprodutiva. Continuam as aplicações de fungicidas, herbicidas e nutrientes foliares sempre que as condições meteorológicas permitem.

Por fim, o plantio de batata está com 100% concluído e 99% em boas condições. E o feijão está em 97% com 95% do plantio em boas condições.

*Redação/SEAB