Paraná
Clima se apresenta favorável para o plantio das culturas de verão no Paraná
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) publicou nesta quinta-feira, 26, o boletim semanal da conjuntura da agropecuária paranaense. Conforme o boletim, na última semana o clima foi favorável para o plantio das culturas de verão, especialmente para a soja, a principal cultura do Estado. Dos 5,8 milhões de hectares previstos para esta safra, já foram semeados 600 mil hectares ou 10% do total. A produção esperada é de 22,4 milhões de toneladas, que se confirmada será 21% maior que a safra anterior.
Já com relação ao trigo, com a colheita se aproximando da metade da área semeada no Paraná, a estimativa de produção foi atualizada. Os novos dados projetam que o volume colhido totalize 2,58 milhões de toneladas em uma área de 1,15 milhão de hectares. As perdas médias no estado são calculadas em 32% e são decorrentes especialmente da seca severa que atingiu o estado ao longo do Inverno, mas também de geadas. Em termos de volume, são 1,2 milhão de toneladas a menos que os potenciais 3,8 milhões estimados inicialmente.
Segundo a Seab, a cultura da cevada também apresentou perdas devido aos mesmos problemas, mas menores. A produção está projetada em 291 mil toneladas, valor 14% inferior ao potencial de 340 mil que poderia ser obtido nos 77,8 mil hectares dedicados a cultura. O ciclo mais longo e a concentração das áreas no Sul do Paraná fez com que esta cultura tivesse uma resposta melhor, as condições de tempo severas, especialmente a estiagem.
*Redação/Seab