Irati

Atualização de rebanhos alcançou 90% na Regional de Irati

Published

on

Com a finalização da campanha de atualização de rebanhos de 2024, os produtores que não cumpriram este prazo estão sujeitos a penalidades previstas na legislação, inclusive multas. Além disso, ficam impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

Segundo o relatório divulgado no dia 2 de julho pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), 85,5% das explorações pecuárias foram atualizadas no Estado. Quarenta e seis municípios do Estado terminaram a campanha com 100% de suas explorações regulamentadas. Com valores acima de 80%, são 293 municípios em todo o Estado.

Na região de Irati, a Adapar aponta que das 6722 explorações pecuárias existentes, 6047 fizeram a atualização, mas 675 ficaram pendentes. Ainda assim, a região alcançou 90%. Em relação ao município de Irati, são 1293 explorações e apenas 71 ficaram pendentes, atingindo 94,5%.

No Paraná, 22 municípios ficaram abaixo de 60%. Os índices menores foram registrados nos municípios de Jaguariaíva – 45,4%; Curitiba – 44,1%; Quatro Barras – 43,3%; Mandirituba – 40,9% e Pinhais – 39,2%. Os proprietários que ainda não fizeram a atualização ainda podem realizar de forma espontânea nas unidades físicas da Adapar, mas o órgão também passará a fazer busca ativa de rebanho com cadastro não atualizado podendo gerar multa. A atualização precisa ser feita para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

*Redação e AEN-R

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *