Brasil
Alimentos podem sofrer aumento ainda em 2024 devido as mudanças climáticas
Conforme o economista Thiago de Oliveira, da Companhia de Entrepostos e Armazéns e São Paulo (Ceagesp), os eventos climáticos podem afetar os preços do varejo ainda em 2024. Isso pode ocorrer caso as variações súbitas de clima, com sequência de períodos de calor e frio intensos, além do impacto da seca, continuem a afetar o país.
De acordo com o economista, a pressão sobre os preços aos consumidores afeta mais os cítricos, como laranjas e limões, que têm clima seco e instável, com condições que podem impactar a produtividade e afetar o tempo de colheita. Essas condições podem favorecer o avanço do Cancro Cítrico ou Greening, doença bacteriana transmitida pelo inseto Psilídeo.
Além disso, as hortaliças, tanto folhas como legumes, podem ter impacto em dezembro. Esses produtos tiveram boa oferta nas últimas semanas, pois o clima seco favorece a maturação e colheita, mas é ruim para os ciclos de plantio e crescimento das plantas. Assim como os cítricos, eles têm uma tendência de aumento de consumo nos meses de calor.
Oliveira destacou que o último ano foi marcado pela inconstância, com o que chamou de flutuação de sazonalidade. Em resumo, tanto o frio quanto o calor não vieram quando eram esperados ou com as frequências esperadas, dificultando o planejamento do produtor rural.
*Redação/Agência Brasil