Candói
Cresol Vale das Águas PR/MG realizou o encerramento do projeto Sucessão Familiar
No último dia 06, a cooperativa encerrou o projeto que teve a participação de 15 famílias do município de Candói (PR)
A cooperativa realizou no dia 06 de maio o encerramento da primeira turma do projeto Sucessão Familiar, desenvolvido pela Cresol com o intuito de promover reflexões a respeito do tema, importantíssimo para o futuro das propriedades rurais familiares.
Partindo dessa necessidade e identificando que o tema é uma dificuldade recorrente em diversas famílias cooperadas, a Cresol lançou em novembro de 2023 o projeto com o objetivo de sensibilizar sobre o tema.
De acordo com o presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Sérgio Bukovski, foram diversos módulos com assuntos que abordam relações entre pais e filhos, o diálogo, os conflitos de gerações e indicou um novo caminho para essas famílias que desejam realizar uma sucessão. Esse é o papel da cooperativa, que busca contribuir no desenvolvimento dos seus cooperados e da comunidade”, ressalta.
Este é o primeiro projeto em que as famílias cooperadas participaram sobre esse tema. São famílias que já identificaram a necessidade de iniciar um processo de sucessão e de gestão dos recursos familiares.
De acordo com o gerente da Cresol em Candói (PR), Hilário Bolardini, esse é um momento histórico para a Cresol, que finalizou o ciclo de um novo projeto que vem a contribuir com o desenvolvimento das famílias, fazendo com que elas não abandonem a atividade rural. “Sabemos que a sucessão familiar é um processo lento e desafiador para a agricultura. O acesso ao crédito, os conflitos de geração e a baixa conectividade com o campo são elementos desafiadores na atualidade e, por isso, a Cresol entende que pode contribuir para que isso aconteça de maneira leve, segura e que tanto os pais quanto os filhos possam estar subsidiados de conhecimento para esse momento de transição”, destacou o gerente.
O encerramento contou com a presença do vice-presidente da Central Cresol Baser, Luiz Levi Tomacheski, do gerente do Cresol Instituto Itamar Vodzicki e do instrutor Eliseu Hoffman, que acompanhou as 15 famílias durante o processo.
*Assessoria