Brasil
Cultura do alho ganha zoneamento de risco climático
O alho é a mais nova hortaliça contemplada pelo Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Essa ferramenta estabelece as regiões de produção e épocas de plantio mais favoráveis para o cultivo no território brasileiro, com base nas probabilidades ou risco de perda de produção causada por eventos meteorológicos adversos.
O zoneamento funciona como um instrumento de gestão de risco climático e, no caso do alho, abrange as regiões tropicais e subtropicais do País, com o propósito de orientar produtores, agentes financeiros e seguradoras. A implantação da lavoura fora dos períodos indicados está sujeita a elevada probabilidade de perdas.
O objetivo do zoneamento para a cultura do alho foi identificar as áreas de menor risco climático e definir os melhores períodos de plantio no Brasil, visando reduzir perdas de produção e obter melhores rendimentos.
Confira abaixo os links para as portarias do Zarc do alho nobre (região subtropical de cultivo e região tropical de cultivo).
Portaria SPA/MAPA Nº 454: ZARC para a cultura do alho – clima tropical
Portaria SPA/MAPA Nº 455: ZARC para a cultura do alho – clima subtropical
*Embrapa