Brasil
Suínos: Aumento da demanda sustenta preços da carne
De acordo com o Cepea, apesar da demanda, o valor médio mensal da carcaça especial está 0,8% abaixo do verificado em outubro
Os preços da carne suína vêm registrando valorizações desde a segunda semana de novembro. Segundo pesquisadores do Cepea, os reajustes positivos estão atrelados ao aumento da procura por parte de atacadistas, que visam formar estoques para atender a demanda de fim de ano.
Apesar disso, o valor médio mensal (até o dia 21 de novembro) da carcaça especial está 0,8% abaixo do verificado em outubro, o que, por sua vez, se deve às vendas estagnadas verificadas no início deste mês. Assim, no atacado da Grande São Paulo, a carcaça especial suína é negociada, em média, a R$ 9,76/kg na parcial de novembro.
BOI
As exportações brasileiras de carne bovina in natura (a todos os destinos) somavam 119,27 mil toneladas até a terceira semana de novembro, se aproximando do volume total escoado em novembro do ano passado (148,83 mil toneladas), de acordo com dados da Secex.
A média diária de embarques está em 10,82 mil toneladas neste mês, 45,41% acima da registrada há um ano. Pesquisadores do Cepea destacam que, caso o atual desempenho das vendas externas seja mantido até o encerramento de novembro, as exportações brasileiras de carne bovina in natura podem somar mais de 200 mil toneladas.
*Informações do Cepea