Paraná
Paraná teve chuva acima da média em algumas regiões em novembro
As anomalias de precipitação apresentaram valores bem variáveis no Paraná em novembro/2024. A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
Segundo o órgão, é muito comum nesta época do ano as áreas de instabilidade atuarem de forma mais localizada, por isso os acumulados de chuva apresentam valores bem diferentes mesmo em regiões próximas. Choveu acima da média histórica no litoral, na maior parte do centro-sul e do noroeste paranaense.
Já em parte dos Campos Gerais, no norte pioneiro e na maioria das cidades do oeste houve déficit de chuva, ou seja, a anomalia ficou negativa. Ocorreram dois sistemas frontais que provocaram chuvas mais expressivas e tempestades no estado (entre 07 e 08/11 e entre 27 e 28/11). Inclusive em General Carneiro houve uma morte confirmada em função da forte precipitação.
Conforme o Simepar, as temperaturas apresentaram um comportamento mais próximo às médias históricas no leste do Paraná, entre a RMC e as praias. No interior, de modo geral, fez mais calor em comparação aos valores históricos. Houve também alguns períodos com temperaturas mais baixas, em virtude da atuação de um ar mais frio. A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com 4,7°C (13/11). No Vale do Ribeira (Cerro Azul) fez 39,4°C no dia 27/11.
*Simepar com edição