Paraná
Torneio incentiva qualidade e melhoria de silagem do milho no Sudoeste
Nessa terça-feira (03) foi realizado o 6º Torneio de Silagem, em Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná. A competição, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), elegeu os produtores que conseguiram fazer a melhor silagem, de acordo com análises laboratoriais. Neste ano foram 291 amostras analisadas, de 37 dos 42 municípios da região.
Conforme a coordenadora regional de projetos na regional do IDR- Paraná de Pato Branco, Carine Bach Scharan, o intuito principal do evento é estimular o produtor a melhorar a qualidade da silagem. Além disso, o torneio visa melhorar o rendimento do rebanho e gerar uma competição saudável. Ele faz parte do projeto Qualidade Silagem do IDR-Paraná, uma iniciativa que busca promover a melhoria do processo de produção das silagens na região de Pato Branco, colaborando para maior qualidade na alimentação dos rebanhos.
As dez melhores silagens deste ano foram produzidas por: João Denardin (Mangueirinha), seguido de Cezar Marchesini (Dois Vizinhos), Guilherme Correia (Santo Antônio do Sudoeste), Norivaldo Mari (Vitorino), Pablo Tomazini (Vitorino), Denilso Moneski (Honório Serpa), Vanderson Pizzolatto (Saudade do Iguaçu), João Menegassi (Mangueirinha), Romário de Almeida (Saudade do Iguaçu) e Ronaldo Rotini (Honório Serpa).
*Seab com edição