Paraná

Chuva ficou abaixo da média no Paraná em outubro

Foto: Ilustrativa

Published

on

Em outubro choveu abaixo da média histórica em todo o Paraná. A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Segundo os meteorologistas do Sistema, o déficit de chuva foi mais expressivo entre o sudoeste e o oeste paranaense e também em parte do noroeste e do norte, com anomalias negativas perto dos 100 mm. 

No sul paranaense choveu acima de 200 mm ao longo do mês, mas os valores climatológicos são bem elevados em outubro, com 258,0 mm em Palmas, por exemplo). Entre o noroeste e o norte a chuva acumulada foi menos expressiva: em Paranavaí choveu apenas 43,6 mm, enquanto em Londrina, 54,6 mm. 

Em Curitiba choveu 113,0 mm, com déficit perto de 50 mm. Houve vários eventos de tempestades ao longo do mês, situação muito comum nesta época do ano.

As temperaturas apresentaram um comportamento bem próximo ao climatológico, especialmente no leste do estado, entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o litoral. 

Já nos demais setores, de maneira geral, fez um pouco mais de calor em comparação aos valores históricos (anomalia positiva entre 1 e 2 °C). A menor temperatura do mês ocorreu em Palmas, com 7,2°C no dia 04. Em Capanema e Santa Helena as temperaturas ultrapassaram os 39,0°C  no dia 1º de outubro.

*Simepar com edição