Brasil
Você conhece a Pitaya, a fruta do dragão?
Segundo a Embrapa, a fruta pode ser cultivada em locais com temperaturas entre quatro e 38 grau
Conhecida como a fruta do dragão por conta de sua aparência, a pitaya, que é originária da América Latina, nasce em meio aos espinhos afiados do cacto e se adapta bem ao clima tropical. Atualmente, o Brasil está entre os 10 maiores produtores do mundo.
Todo o processo, desde o botão que se transforma em flor, para então formar o fruto, e a pitaya estar pronta para ser colhida, são mais de 50 dias e, por isso, a safra é entre o mês de janeiro e maio.
Versátil, a fruta pode ser cultivada em locais com temperaturas entre quatro e 38 graus. No Brasil, a pitaya é considerada uma fruta exótica pelo fato de ser pouco conhecida, exuberante e comercializada com alto valor, principalmente em mercados exigentes. Existem diferentes espécies cultivadas que são referidas como pitayas.
A taxonomia das pitayas tem sido alvo de muitas controvérsias e revisões dos gêneros e espécies ao longo do tempo. Na revisão mais recente, as espécies mais importantes das pitayas do ponto de vista comercial foram classificadas dentro do gênero Selenicereus.
*Com Embrapa/G1