Laranjeiras do Sul

Vazamento de amônia em laticínio mobiliza bombeiros em Laranjeiras do Sul

Fotos: Corpo de Bombeiros

Publicado

sobre

O vazamento de aproximadamente 3 mil litros de amônia em uma empresa de laticínios em Laranjeiras do Sul movimentou o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Saúde do municípios, na noite de domingo (13) e madrugada de segunda-feira (14).

Segundo o 12º Grupamento de Bombeiros (GB) de Guarapuava, a situação foi controlada por volta das 3h da manhã desta segunda-feira. Após horas de esforços intensos das equipes de emergência, o local foi liberado, e as áreas próximas estão seguras, permitindo o retorno da população evacuada.

O incidente começou na noite de domingo, 13 de outubro, por volta das 18h15, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ao vazamento de amônia anidra (Nº ONU 1005), um gás altamente tóxico e corrosivo. O problema ocorreu durante uma manutenção na tubulação de amônia da empresa, quando um defeito em um registro de contenção resultou no vazamento.

Diante do perigo, as equipes de emergência agiram rapidamente para isolar a área, evacuando cerca de 60 pessoas de 20 residências localizadas num raio de 150 metros do ponto de vazamento. A segurança foi reforçada com bloqueios de ruas para pedestres e veículos num raio de dois quilômetros, enquanto a Defesa Civil, a Polícia Militar e a Secretaria de Saúde foram mobilizadas para apoiar a população, oferecendo abrigos temporários às famílias evacuadas.

Para conter o vazamento, os técnicos da empresa tentaram reparar a tubulação afetada com solda, enquanto duas linhas de combate com jatos de água foram utilizadas para dispersar o gás, aproveitando um reservatório de água de 100 mil litros da própria empresa.

Embora o incidente tenha causado sintomas leves em algumas pessoas, incluindo uma criança que apresentou náuseas e vômito, a maioria das vítimas sofreu irritações nas vias aéreas, como olhos vermelhos e garganta irritada. Todos foram prontamente atendidos em unidades hospitalares locais.

*Redação com informações dos Bombeiros

Continue Reading
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *